segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Nova Coluna: De Maria à Madeleine


Olá, girls! Meu nome é Maria Laura, e tenho 15 anos. Estou aqui para contar um pouco à vocês sobre vários assuntos relacionados a: moda, beleza, tendências, entre outros. Estou muito animada e ansiosa! Podem mandar sugestões, dicas, perguntas ou simplesmente um “oi” através dos comentários, ou pelo meu email: maria_laurafernandes@hotmail.com. Espero que gostem!

Vocês devem estar se perguntando o porquê deste nome para coluna, certo? Bom, este meu primeiro post vai ser exatamente sobre isto, explicar a vocês quem foi e quem é, para mim, Madeleine Vionnet:
Em 22 de julho de 1876 (ela era leonina igual eu rsrs), na França, nasceu a musa que revolucionou a moda no século vinte, e que ainda inspira a moda do século vinte e um, seu nome é Madeleine Vionnet.


Seu maior marco foi à aplicação da técnica do viés em todo o vestido, pois antes só era usado em roupas masculinas e a introdução dos vestidos drapeados inspirados no vestuário grego. 
 Começou seu aprendizado com a costura aos 12 anos, mas contra sua vontade. Aos 16 tornou-se aprendiz de sua vizinha que fabricava lingeries. Casou-se aos 18 anos, mas logo se divorciou. Foi à Paris, morou um tempo em Londres, onde se juntou com Kate Railly, famosa costureira, na qual ficou por cinco anos e ao sair ocupava o posto de première. 
Aos 25 anos voltou à FrançaSeis anos mais tarde, estava trabalhando na Maison de Jacques Doucet, muito conceituada no final do século 19 e no começo do século 20. 
Em 1912, Madeleine Vionnet inaugurava sua própria casa. Fechou-a durante a 1ª Guerra Mundial, e quando a reabriu começou a ganhar a preferência de muitas atrizes da época. Com um estilo inovador, costumava criar seus modelos diretamente em um manequim em miniaturacriava cortes elegantes a partir de formas básicas como quadrados e triângulos. Para fabricar seus cortes diferenciados encomendava tecidos com o dobro da largura.  Seus preferidos eram: crepe, garbardine e cetim. Suas criações possuíam aberturas incríveis como fendas laterais e na parte de trás. 
Comparada a Chanel, Vionnet é uma desconhecida, acredito porque Chanel não era apenas uma designer, mas soube falar muito bem, era o símbolo de sua própria marca, uma mulher polêmica, jovem, bonita, que atraia os holofotes, já Vionnet os evitava.
Chanel foi, e ainda é, a influência dominante na roupa feminina moderna. Porém, se tratando de trabalho de design em si, Vionnet é a que brilha, ela explorou as possibilidades dos tecidos, das formas, criou novas regras, possuía uma filosofia e forma de trabalho tridimensionallibertou as mulheres do espartilho e valorizando as curvas femininas através da modelagem, influencia ate na alta costura. 
Mas, o que é mais fascinante sobre sua história é como a sua enorme influência sobre estilistas modernos é tão pouco conhecida. 

Segue alguns modelos de Vionnet:





Bom, eu usaria todos tranquilamente hoje em dia rsrs. Oseja, isto relata a influencia e conexão que ela traz para os estilistas atuais. Segue alguns exemplos: 

                                                    Madeleine década 1930 

                                                           Elie Saab em 2001


                                                     drapeado de Vionet: 
Imagem

Impossível não se apaixonar, certo?   

Nenhum comentário:

Postar um comentário