Com a chegada do terceiro ano do Ensino Médio, maiores responsabilidades batem à porta e por isso é preciso se manter atento sobre os mais variados processos de seleção que garantem a entrada ao Ensino Superior. Os dois primeiros anos estão aí para que se possa fazer uma reflexão profunda sobre a carreira a ser seguida e então começar a buscar informações a respeito do processo de seleção mais adequado para você.
Cada estudante sabe como se preparar melhor para obter bons resultados nas provas, e uma dica muito importante é não deixar o nervosismo atrapalhar na hora, afinal de contas tudo que está em jogo é somente o seu futuro profissional, sua vida e o amor dos seus pais! Brincadeiras à parte... Muitos optam por prestar os vestibulares como treineiros para experimentar a sensação que irão vivenciar ao final do terceiro ano e estarem mais bem preparados, tanto física quanto psicologicamente. Outros também se dedicam aos estudos em casa, realizando provas anteriores para adquirir uma maior bagagem cultural e disciplinar. No entanto, não são só as fórmulas e definições que garantem um bom resultado. Uma leitura atenciosa, conhecimentos atuais e diversificados, a tranquilidade e o humor são fortes aliados na hora de responder às questões e escrever um ótimo texto.
O segundo semestre é sempre mais agitado no mundo acadêmico e com isso surgem inúmeras datas, prazos e informações importantes, como os dias de inscrição, pagamentos de taxas, editais dos exames e, se você não estiver atento, poderá se dar muito mal! Quando for se inscrever deixe a preguiça de lado e leia atentamente o edital da prova, procurando saber como funciona a correção, o método de aplicação, anotando as informações mais importantes como a data de realização e o local, os horários e o material necessário para levar no dia! O que mais se vê são pessoas discutindo com fiscais de sala sobre os celulares e se poderiam fazer a prova com caneta azul sendo que no edital a caneta comum preta era indispensável!
O ENEM além de servir como avaliação para o processo seletivo de universidades estaduais, federais e de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, também é válido como parte das notas de alguns vestibulares de universidades particulares, e também para a escolha de bolsistas do ProUni. Para muitos é a única prova para acessar os cursos escolhidos e por isso se torna de extrema importância a sua aplicação e seriedade.
A iniciativa de incorporar o Enem na carreira do estudante, de forma a substituir o vestibular é uma proposta do Ministério da Educação para avaliar o desenvolvimento do senso crítico e do raciocínio do candidato, não priorizando somente a “decoreba” necessária para outros exames. As questões envolvem o conhecimento na área de atualidades com conteúdos vistos em sala de aula durante o Ensino Médio e são elaboradas de forma a inserir a interpretação textual e a lógica nos mecanismos de resolução da questão pelo candidato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário