segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Nova coluna: Conselhos com Karen




E aí, pessoal? Meu nome é Karen Oliveira e tenho 15 anos. Sou amiga da Ana e fui convidada pra escrever uma coluna aqui no blog sobre os mais variados assuntos! Toda semana irei postar sobre um tema do interesse de vocês ou responderei a uma pergunta, sendo ela polêmica ou não!
Vocês podem mandar sugestões por meio dos comentários ou pelo meu e-mail 
aqui do blog: 

karenoliveira.blog@gmail.com.






O primeiro post vai ser sobre o famoso tema: Morar sozinho!


Já parou pra pensar em como seria morar sozinho, ter os próprios horários, “cuidar do próprio nariz” e conquistar aquela tão sonhada liberdade que nos queixamos tanto não possuir quando moramos com os nosso pais?! Pois é, esse é o sonho da maioria dos adolescentes e é uma experiência que eu tive a oportunidade de vivenciar este ano e pretendo compartilhar um pouco mais com vocês. 


Desde pequenininha, eu já tinha uma ideia fixa da profissão que eu queria seguir e já sabia também que teria que me esforçar muito nos estudos para alcançar a minha meta com sucesso. Meus pais sempre me apoiaram muito em minhas escolhas e por isso, no final do ano passado, decidi morar com a minha irmã aqui em Ribeirão Preto para estudar. 

Não foi uma decisão fácil, nem para mim nem para os meus pais, que ficaram preocupados com a ideia de deixar a filha deles de 15 anos ir morar com a irmã de 25, em uma cidade a 100 km de distância da proteção deles e totalmente diferente da que eu morava. Com muita conversa e muuuuuitos conselhos, mudei pra cá em Janeiro. De lá pra cá posso dizer para vocês que aprendi muito, passei pelas mais variadas experiências possíveis e que cresci ainda mais como pessoa, amadurecendo e aprendendo cada vez mais como o respeito e a iniciativa são importantes na vida de alguém

Todo adolescente tem uma falsa ideia sobre o que é morar sozinho. No meu caso, nem tão sozinha assim, mas ainda não fazia a mínima noção das responsabilidades que eu estava assumindo e sobre as dificuldades que estavam por vir. No entanto, a quantidade de coisas boas que você tem a oportunidade de aprender, as novas amizades a conquistar e toda a diversão, compensam e muito todos os quilômetros de distância! 
  
Por mais desapegado que você seja, uma hora o coração aperta e o pior sentimento que você pode sentir é a saudade! Saudade dos pais, de um irmão, de algum amigo que ficou para trás, do seu namorado(a) que mora na sua antiga cidade, de como as coisas eram antes... Mas você precisa aguentar firme e se contentar com o telefone, skype, MSN ou até mesmo algumas fotos! 
 Agora a responsabilidade é dobrada! Você controla seus horários. Não tem ninguém para te acordar pro colégio ou te cobrar sobre os estudos. O comprometimento para com tudo o que você se propuser a cumprir depende exclusivamente de você! O cuidado também é dobrado. Você cuida de onde mora e daqueles que estão ao seu redor, com isso, o respeito é sempre fundamental para se manter uma ótima relação de cumplicidade e carinho. Se bem que às vezes é difícil não deixar a meia jogada pelo corredor... Ou escapar daquelas discussões sobre os “daqui a pouco eu faço!”. 

Os amigos são muito importantes para te ajudar quando se precisa, não importa se o momento é alegre ou triste. Uma amizade verdadeira é algo raríssimo e por isso, se tiver conquistado uma, mantenha-a para sempreE lembre-se: os amigos verdadeiros estarão com você aonde for. Inclusive nas situações mais inusitadas! E sua família, mesmo longe, é um dos bens mais importantes que você possui e eles sempre estarão ali para te auxiliar no quer for preciso! 

Saiba se divertir também! A vida não é feita só de obrigações, trabalho e estudo! Permita-se ir ao cinema, festas, reuniões na casa dos amigos e à ter aquela conversinha sobre o que aconteceu no final de semana que não pode esperar o intervalo das aulas! Mas não se esqueça de que tudo tem limites e cabe a você cuidar de você.
 Algo importante que se aprende, é que a autonomia e a independência são muito importantes na vida e quando combinados com determinação e ousadia, te transformam em uma pessoa com potencial suficiente para realizar todos os seus sonhos e alcançar todas as suas metas! 

E é por isso que eu termino esse post aconselhando vocês à, assim que puderem, saírem de casa para morar sozinhos, com algum amigo ou em alguma república, pois é uma das experiências mais gostosas e enriquecedoras possíveis! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário